PROJETO DO 1º SEMESTRE DE 2014
TEMA: BRINCANDO E APRENDENDO COM A COPA DO MUNDO
PERÍODO: DE MARÇO A MAIO /14
PÚBLICO ALVO:ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (2 A 5 ANOS)
JUSTIFICATIVA:
TENDO EM VISTA, QUE ESTE ANO A COPA DO MUNDO SERÁ REALIZADA NO BRASIL, E QUE O FUTEBOL É UMA DAS PAIXÕES DOS BRASILEIROS, SENTIMOS NECESSIDADE DE TRABALHAR O PROJETO CEC DO 1º SEMESTRE COM O TEMA “BRINCANDO E APRENDENDO COM A COPA”.
ESTE PROJETO, SURGE PARA VIVENCIAR ESSE GRANDIOSO EVENTO QUE FAZ TODOS SE PREPAREM PARA TORCER PELO SEU PAÍS E AS NAÇÕES SE UNIREM. ESSE MOMENTO, É PROPÍCIO PARA ENRIQUECER E DAR MAIS SENTIDO AS AULAS, POSSIBILITANDO CONHECER E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A SEDE DA COPA: O BRASIL, NOSSO PAÍS, E TAMBÉM DE OUTROS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA 2014, PROPORCIONANDO A AQUISIÇÃO DE NOVOS SABERES ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DE DIFERENTES CULTURAS, DE MANEIRA LÚDICA, CONCRETA E SIGNIFICATIVA.
OBJETIVO GERAL:
PROMOVER PESQUISAS E ATIVIDADES LÚDICAS QUE ESTIMULEM A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL DE ALGUNS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO DE 2014, EM RELAÇÃO AO MODO DE VESTIR, CULINÁRIA, MÚSICAS, RITMOS, DANÇAS, BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, PONTOS TURÍSTICOS E DEMAIS CURIOSIDADES RELEVANTES PARA PROPORCIONAR A SOCIALIZAÇÃO, DIVERSÃO E CONHECIMENTO
ACERCA DESTE EVENTO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- TRABALHAR O TEMA ATRAVÉS DA LUDICIDADE, UTILIZANDO A MÚSICA, DANÇA, BRINCADEIRAS E COMIDAS TÍPICAS;
- EXPLORAR A CRIATIVIDADE UTILIZANDO MATERIAIS DIVERSOS;
- DESENVOLVER SUA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E SEU RACIOCÍNIO MOTOR E FÍSICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, MOTRICIDADE E O RACIOCINIO LÓGICO.
EIXOS A SEREM TRABALHADOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
MATEMÁTICA
NATUREZA E SOCIEDADE
MÚSICA E ARTES VISUAIS
MOVIMENTO
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS- ETAPAS
1ª ETAPA
- Abertura com o tema do projeto: Música: Todo Mundo (Gabi Amarantos e Monobloco)
- Apresentação das crianças com as bandeiras representando os países que serão vivenciados trabalhados por cada turma)
- Atividades de registro -Pintura e colagem das bandeiras dos países participantes dos jogos na ARENA PE (México- Argentina- Japão- Itália – Portugal).
2ª ETAPA
- Apresentação do mascote da copa: Fuleco. Sua origem e significado do nome.
(Nesse dia as crianças levam para casa o Fuleco / viseira com ele).
- Fantoche do Fuleco; teatrinho (futebol + ecologia).
- Retomar a escuta da música tema do projeto (Fuleco entra dançando e cantando).
Atividades de registro no caderno de atividades, colagem e pintura do Fuleco.
3ª ETAPAT
- Escuta do Hino Nacional do Brasil + apresentação dos jogadores (crianças com camisas da seleção e professoras). Brasil o país da Copa do Mundo e do Futebol.
Observação: As crianças deverão comparecer à escola, caracterizadas do seu jogador preferido (cabelo) de Neymar por exemplo.
- Trabalhar: União, paz, amizade, equipe, regulamento do jogo, quem é quem, goleiro, atacante, capitão, entre outros.
- Nesse dia realizaremos um jogo com as crianças, com a presença do professor de Educação física, para apitar o jogo (montar os times).
Atividade de registro: produção de desenhos representando o jogador de futebol preferido das crianças.
4ª ETAPA
- Cineminha / Apresentação da Seleção na Copa
- Falar sobre Pelé o rei do Futebol (sua raça – afro brasileira, sua influência no Brasil e no mundo.
Atividades de registro:
- Produção de uma maquete da seleção jogando, utilizando material reciclado. Pesquisa de imagens Futebol (seleção jogando).
5ª ETAPA
- Visita à Arena Pernambuco- 03/05(sábado), a partir das 14h.
Aula-passeio/ descobrindo o que tem no campo de futebol (grama, trave, gol, bola, jogadores, torcida, juiz, apito, entre outras coisas).
6ª ETAPA – 16/04
- Passeio ao teatro Luiz Mendonça, no Parque de D. Lindú, apreciação da peça “Os três porquinhos na copa do mundo”.
7ª ETAPA
- Implantação da escolinha de futebol à tarde.
- Uma vez por semana. O que aprendemos na escola de futebol?
8ª ETAPA
- Retomada e registro sobre a peça assistida “Os três porquinhos na Copa do mundo”. Colagem e atividade sobre o trabalho desenvolvido. Trabalhando o contexto da história; ilustração; quantidade, caixa de histórias; valores: medo, persistência, união dos irmãos, entre outras coisas.
9ª ETAPA
- Descobrindo e vivenciando as brincadeiras dos países representados por turma, vivência no dia a dia.
10ª ETAPA
- Degustação da gastronomia dos países (semana da gastronomia).
Exemplos:
Japão- sushi e arroz.
Itália- Pizza / macarronada
Portugal – Caldo verde/ pastelzinho de Belém (sardinha)
Argentina- Empanada
México-Taco
Observação: As receitas foram pesquisadas e enviadas pelos pais. Na cozinha experimental as crianças fizeram as mesmas junto com a professora e degustaram com satisfação, conhecendo um pouco da gastronomia de cada País.
11ª ETAPA
- Danças e ritmos -
Escuta das músicas representando os ritmos de cada país, e ensaio das danças para a apresentação na culminância.
12ª ETAPA
- Apresentação das crianças caracterizadas com roupas e adereços do país representado por turma.-Caracterização (vestuário)
13ª ETAPA –
DIA DAS MÃES CEC, ARTILHEIRAS DO AMOR-
Participação das mães no bom dia, vestidas com a camisa da seleção, chutando a gol, com os filhos no gol, defendendo as bolas.
Homenagem às mães no SESC Piedade, as mesmas participaram de atividades recreativas com bolas, vestidas com a camisa do projeto, acompanhadas dos filhos. Finalizando apresentamos a homenagem das crianças, cantando e dançando para as mamães.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO-
● APRESENTAÇÃO DO TEMA: BRINCANDO E APRENDENDO COM A COPA DO MUNDO
● MOSTRANDO O MAPA MUNDI OU O GLOBO TERRESTRE PARA IDENTIFICAÇÃO DO BRASIL SEDE DA COPA DE 2014.
● CONFECÇÃO DA BANDEIRA DO BRASIL (PARA IDENTIFICAÇÃO DE CORES E FORMAS)
● RODA DE CONVERSA
O QUE É FUTEBOL? O QUE É COPA DO MUNDO? QUAL É O PAÍS SEDE DA COPA DE 2014?
● JOGO DE FUTEBOL, COPINHA CEC (COM OS TIMES FORMADOS POR CADA TURMA).
● FOTO OFICIAL (CADA TURMA COM BOLA E COM A CAMISA DO BRASIL JUNTO COM A PROFESSORA)
● APRESENTAÇÃO DO MASCOTE DA COPA 2014 / FULECO
● VER VÍDEO DE CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL
● CONHECER UM POUCO DA CULTURA BRASIL (ATRAVÉS DE IMAGENS E VÍDEO)
● ENFEITAR A QUADRA E A SALA DE AULA (COM AS CORES DO BRASIL)
● PASSEIO EXTRA- CLASSE: VISITA À ARENA PE.
● CRIAÇÃO DE MASCOTE PARA SALA DE AULA
● DESENHO DE AUTORRETRATO DE JOGADORES FAMOSOS
● CONFECÇÃO DE BOLA DE FUTEBOL (DE ISOPOR PINTADA COM TINTA PRETA E BRANCA; BOLA FEITA COM MEIA OU OUTRO MATERIAL)
● LEITURA DO LIVRO “O DONO DA BOLA” DE ELIAS JOSÉ/ELMA. Ed. PAULINAS.
● ATIVIDADES XEROCADAS SOBRE A COPA
● USO DO CADERNO DE ATIVIDADES PARA O PROJETO
● ELABORAÇÃO DE QUADRINHA OU POEMA SOBRE A COPADO MUNDO DE 2014 (ILUSTRAÇÃO COM DESENHO OU GRAVURAS)
● PESQUISA DE DIVERSAS REPORTAGENS E NOTÍCIAS SOBRE A COPA (MONTANDO O MURAL DA COPA)
● MONTAGEM DE UM CAMPO DE FUTEBOL COM MATERIAIS SUCATEADOS (COM AS CORES DO BRASIL)
● MONTAGEM DE UM MOSAICO COM A BANDEIRA DO PAÍS TRABALHADO PELA TURMA (COLETIVO).
● PRODUÇÃO DE BANDEIRAS REFERENTES AOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO 2014(INDIVIDUAL)
● CRIAÇÃO DO GRITO DE GUERRA DA TORCIDA ORGANIZADA DO SEU TIME
● PESQUISA DE FOTOS DE JOGADORES FAMOSOS QUE SE DESTACARAM NAS COPAS DO MUNDO ANTERIORES.
● CONHECENDO REGRAS DE FUTEBOL (PARA UM BOM JOGO)
● CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS OU JOGOS COM AS CORES DA COPA
● PESQUISA E LEITURA DE IMAGENS DOS PONTOS TURÍSTICOS DO PAÍS TRABALHADO PELA TURMA.
● PESQUISA E VIVÊNCIA DAS DANÇAS, RITMOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS… REFERENTE AO PAÍS INDICADO PELA PROFESSORA.
● ELABORAÇÃO DE CARTAZ ES COM CURIOSIDADES REFERENTES AO PAÍS REPRESENTADO PELA TURMA.
* PASSEIO À ARENA PE- PAIS, ALUNOS E FAMILIARES PARTICIPAM DO REFERIDO PASSEIO, FAVORECENDO O CONHECIMENTO DO ESPAÇO ONDE ACONTECERÃO OS JOGOS DA COPA DO MUNDO. APRESENTAÇÃO DO VIDEO COM IMAGENS DO PROJETO “BRINCANDO E APRENDENDO COM A COPA”, NA SALA DE CINEMINHA NA ARENA.
PESQUISAS DESENVOLVIDAS COM OS PAIS:
- ONDE SERA REALIZADA A COPA DO MUNDO DE 2014?
- QUAIS SÃO OS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO 2014/
- VOCÊ CONHECE ALGUM DESTES PAÍSES?
- ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA TEM DESCENDÊNCIA COM AGUM DESSES PAÍSES?
- QUAL É O SIGNIFICADO DA COPA DO MUNDO PARA SUA FAMÍLIA?
- QUAIS SÃO OS PAÍSES DO GRUPO DO BRASIL?
- QUEM FOI CHARLES MILLER?
- EM QUE PAÍS NASCEU O FUTEBOL?
- COMO SURGIU A COPA DO MUNDO?
- QUEM É CONSIDERADO O REI DO FUTEBOL DO BRASIL?
- PESQUISAR OS PRINCIPAIS ARTILHEIROS DE TODAS AS COPAS?
- INDICAR AS MUDANÇAS NOS LOCAIS POR CAUSA DA COPA DO MUNDO?
- TIRAR UMA FOTO 10 X15 (DEZ POR QUINZE) COM A FAMÍLIA E ENVIAR PARA ESCOLA EM UM MOMENTO DE JOGO DE FUTEBOL OU EM ALGUM LOCAL QUE TENHA OBJETOS OU DECORAÇÃO DA COPA DO MUNDO NO BRASIL (PARA EXPOR NO COLÉGIO).
CULMINÂNCIA-
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELAS CRIANÇAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, E AS DANÇAS RELATIVAS AOS PAISES TRABALHADOS. NESTE DIA AS CRIANÇAS SE APRESENTARAM COM A CAMISA DO PROJETO E ALGUNS TRAGES TÍPICOS DOS PAÍSES.
ABERTURA
● BOAS VINDAS!
● ENTRADA DAS BANDEIRAS (PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO 2014)
● HINO NACIONAL (TODOS COM A CAMISA DO BRASIL)
● SLIDES FOTOS SOBRE A COPA NO CEC
● MÚSICA E COREOGRAFIA (PARTIDA DE FUTEBOL / SKANK)
● NA QUADRA DA ESCOLA:
-CARACTERIZAÇÃO DAS CRIANÇAS REFERENTES AO PAÍS TRABALHO POR TURMA, EXPOSIÇÕES DE ARTES COLETIVAS E INDIVIDUAIS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS(AS) EM SALA DE AULA; CARTAZES, OBJETOS, MAQUETES, ENTRE OUTRAS COISAS QUE FORAM TRABALHADAS PELAS TURMAS E A SOCIALIZAÇÃO DO MURAL DA COPA CRIADO PELAS CRIANÇAS DO CEC.
AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO FOI CONTINUA, CONSIDERANDO O INTERESSE, A PONTUALIDADE, PARTICIPAÇÃO, ATENÇÃO E ENVOLVIMENTO COM AS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE TODO PERÍODO EM QUE O PROJETO FOI DESENVOLVIDO.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
À DIREÇÃO.
