Projeto - Me conte um conto

APRESENTAÇÃO

O projeto pedagógico “Me conta um conto” foi elaborado pelos professores do Centro Educacional Candeias, com o propósito de despertar o gosto e o interesse pela leitura e contribuir para uma aprendizagem mais lúdica e significativa.
Por meio da contação de histórias, os alunos podem se apropriar da leitura de maneira lúdica, porque compreendem o que leem brincando e se sentem próximos dos personagens e das aventuras que encontram nos livros.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO

O projeto “Me conta um conto” é composto por nove etapas. As atividades relativas ao projeto foram desenvolvidas semanalmente, nas segundas-feiras, quando toda a escola estava agregada em ação conjunta.
O referido projeto foi desenvolvido com alunos da Educação Infantil, do maternal ao nível IV, no período de dois meses (setembro/outubro).

OBJETIVO GERAL

Estimular o gosto e o interesse pela leitura, como fonte de informação e recreação, e incentivar o hábito da leitura, familiarizando o público infantil com a biblioteca e ampliando o público leitor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Organizar a biblioteca de maneira lúdica, tornando-a mais atrativa para os pequenos leitores.
  • Formar o maior número possível de pequenos leitores.
  • Estimular o hábito da leitura entre alunos, educadores e familiares do CEC.
  • Resgatar o momento de ouvir e contar histórias.
  • Conhecer diversas histórias infantis.
  • Utilizar atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem.
  • Oportunizar aos alunos momentos para exporem suas ideias, suas preferências e seus valores.
  • Enriquecer e ampliar o vocabulário dos alunos.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

  1. (05/09) – apresentação do teatro de fantoches e visita à pracinha da leitura, um espaço lúdico e agradável, com banquinhos de praça e exposição de vários livros, decorado com painel ilustrativo que apresenta personagens das histórias infantis (clássicos).
  2. (12/09) – contação e reconto de histórias. Envio aos pais de pesquisa para saber se eles gostam de ler e descobrir o gosto literário de cada um. Nessa etapa, foram produzidos gráficos para registro do número de pais que leem histórias para seus filhos.
  3. (19/09) – reconto das histórias. Entrega das sacolas da leitura (os pais foram estimulados a lerem em casa as histórias enviadas pela escola).
  4. (26/09) – produção de painel literário pelas turmas.
  5. (03/10) – produção de telas com personagens e cenários da história contada.
  6. (10/10) – produção de um livro pela turma, contendo a história coletiva.
  7. (17/10) – apresentação de peça teatral. Os alunos representaram os personagens, baseados nas histórias trabalhadas na escola.
  8. (24/10) – visita à biblioteca do Sesc, em Piedade. Contos foram apresentados pela contadora de histórias do Sesc.
  9. (29/10) – culminância do projeto: Expoarte CEC. Exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos e apresentação das turmas, vivenciando os valores trabalhados por meio dos contos.

RECURSOS E MEIOS PARA EXECUÇÃO

  • Livros de literatura infantil/clássicos infantis.
  • Teatro de fantoches.
  • Sacola da leitura.
  • DVDs/CDs.
  • Sucata/tintas (aula de Arte).
  • Telas de pintura (produção individual com tinta guache).
  • Contação de histórias diariamente na rodinha.
  • Apresentação de histórias cantadas.

AVALIAÇÃO

A avaliação foi diária, com registro dos conhecimentos construídos pelos alunos durante todo o trabalho: relatos escritos, desenhos, fotos, vídeos etc.

RESULTADOS ALCANÇADOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO E NO FINAL DO PROJETO

  • Foi despertado o interesse dos pais quanto à necessidade de contar histórias para seus filhos no dia a dia.
  • Valorização da hora do conto pelos alunos.
  • Criação de um sinal de leitura para cada turma (cada professora criou um sinal para anunciar a hora do conto na turma), utilizando expressões corporais, adereços e sinais sonoros como sino, corneta e apito.
  • Em cada sala, foi inserido o cantinho da leitura.
  • Realizou-se uma reforma na biblioteca da escola, deixando-a mais atrativa para visitação dos alunos. Novos livros foram adquiridos.
  • A escola participou da Bienal do Livro, e alguns professores estiveram presentes em palestras enfatizando a importância dos contos na es.
  • Foi despertado o interesse dos alunos pela leitura, superando as expectativas de tal modo que alguns escolheram receber livros ao invés de brinquedos como presente de Natal.
  • Por meio das histórias contadas (clássicos infantis), os alunos vivenciaram diferentes valores. Na história de Pinóquio, por exemplo, foi trabalhada a importância de sermos verdadeiros, a perseverança em acreditar em nossos sonhos e a obediência.
  • A escola enviou um informativo aos pais sobre a importância do conto e os orientou sobre os tipos de história adequados para cada faixa etária.