PROJETO 2º SEMESTRE
TEMA: Que bicho é esse?
PÚBLICO ALVO: Alunos (as) da Educação Infantil
DURAÇÃO: 2 meses
APRESENTAÇÃO:
Os animais têm uma grande importância no mundo cotidiano das crianças, pela sua presença através de histórias, desenhos e por todos os lugares da vida por onde andam, levando a criança a possuir um caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Desde cedo é fundamental conscientizar as crianças para que possam construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de alguns animais.
JUSTIFICATIVA:
Visando conscientizar e proporcionar uma aprendizagem referente ao respeito aos animais, que são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da Natureza. No projeto QUE BICHO É ESSE? Iremos conhecer alguns dos animais em extinção estudando características físicas, hábitos de vivência e alimentares, habitat e relação com o homem e o meio ambiente percebendo a diversidade de situações que vive cada espécie animal.
OBJETIVO GERAL:
Levar a criança a conhecer maneiras de preservar o meio ambiente e refletir sobre o risco de extinção dos animais ameaçados pela ação do homem na natureza, conscientizando às crianças a respeitar, valorizar e proteger esses seres vivos participando e contribuindo com os cuidados que ajudem a melhorar o nosso Planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
● Definir suas principais características, comparando diferenças e semelhanças, através da observação.
● Conhecer curiosidades entre os animais como: locais onde vivem (habitat), sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie.
● Reconhecer a importância de evitar a extinção de alguns animais ameaçados pela ação do homem.
METODOLOGIAS / ESTRATÉGIAS:
Todo o projeto será trabalhado através de literaturas infantis enfatizando histórias sobre animais, pesquisas, desenhos, modelagem com massa e/ou argila, maquetes, pinturas, recorte e colagem, dobraduras, jogos e trabalhos desenvolvendo a oralidade, aperfeiçoando a comunicação e roda de conversa compartilhando o tema proposto. Exercícios com conceitos matemáticos, assuntos referentes a natureza e sociedade e diversas abordagens envolvendo outros eixos da educação infantil. Também trabalharemos com a reflexão sobre questões que envolvam problemas com os animais. Ainda farão parte das nossas estratégias: filmes, brincadeiras, vídeos, músicas, ritmo, usando palmas e alguns instrumentos de bandinha, expressão corporal e gestual na dramatização e no teatro. Com essas atividades mostraremos às crianças a beleza e a importância de proteger os animais ameaçados de extinção, tão importantes na natureza.
AVALIAÇÃO:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula que busca entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. Portanto, durante todo o projeto os alunos serão avaliados mediante a observação do grupo, além de diária e constante.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
RCNEI “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil” vol: 3
PCN “Parâmetro Curricular Nacional: Temas transversais e Meio ambiente.
Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, lei nº: 9.394
